"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Discovery, Missão STS-128

De: NASA News Services (nasa_subscriptions@service.govdelivery.com)
Colocada: agosto de 2009
Para: Rubens Lessa

(Tradução de texto:Rubens Lessa)
Imagem anterior: Sentados são comandante Rick Sturckow (direita) e do piloto Kevin Ford. Da esquerda para a direita (em pé) são especialistas missão José Hernández, John "Danny" Olivas, Nicole Stott, da Agência Espacial Europeia Christer Fuglesang e Patrick Forrester. Stott está agendada para aderir Expedição 20 como engenheiro de vôo após o lançamento para a Estação Espacial Internacional no STS-128.

A missão STS-128, programada para este mês de agosto de 2009, vai levar 33.000 quilos de suprimentos e equipamentos para a Estação Espacial Internacional.

O lançamento será da rampa 39A da NASA no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os 13 dias de missão vai incluir três(3) saidas espaciais para fazer experiências fora do laboratório Columbus da Agência Espacial Europeia e instalar um novo tanque de armazenamento de amoníaco. Cada saida ao espaço terá uma duração de aproximadamente 6,5 horas.

O amoníaco é usado para retirar excesso de calor do interior da estação Espacial Internacional, os radiadores ficam localizados na parte de fora da Estação Espacial.

O Discovery também irá levar um novo membro da tripulação para substituir um que está a quase dois meses a bordo da estação espacial.

Um banner mostrará bandeiras representando os países de origem da tripulação do voo STS-128. O sistema representará que hardware, que pessoas e nações parceiras contribuem para o voo.

Será também instalado na Estação um novo compartimento para dormir e um modulo de carga.

O módulo de carga será levado na baia de carga do ônibus Espacial, o modulo tem prateleiras para armazenamento e um freezer para guardar amostras de pesquisas. preservando amostras biológicas (sangue, saliva, urina, microbiana ou vegetal) coletados na estação para análise e posterior retorno a Terra.

Os tripulantes da estação espacial poderão realizar experiências com diversos tipos de materiais como:
> metais, vidros, cristais e cerâmica.

Eles vão ter a possibilidade de estudar como materiais se misturam, solidificam-se ou como cristais crescem, fora dos limites da gravidade da Terra. Colóides, géis, bolhas, fervuras e resfriamento são algumas das áreas a ser estudada usando os fluidos rack.

A missão STS-128 (como fez STS-125 e STS-127) irá usar parte do tempo da tripulação em testes de vibração que ajudarão aos engenheiros em Terra, compreender como astronautas se sentem durante o lançamento. Eles vão usar as informações para
ajudar a conceber a tripulação lugares, seguros e confortáveis que serão usados em futuras naves espaciais da NASA.

Após a missão STS-128 a NASA tem programado mais seis(6) vôos para a estação Espacial Internacional durante o ano de 2009/. nos proximos voos será instalado duas novas antenas GPS e um novo circuit breaker. as bases para estas antenas já começam a ser montadas nesta missão STS-128.