"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Discovery-missão STS-133, lançamento adiado para fevereiro de 2011

ônibus espacial Discovery na plataforma de lançamento 39A
Image Credit: NASA/Troy Cryder

Stephanie Schierholz
Sede, em Washington
202-358-1100
nasa.gov stephanie.schierholz @

Kyle Herring
Johnson Space Center, Houston
281-483-5111
nasa.gov kyle.j.herring @

Para @Rubens Lessa

03 de dezembro de 2010 RELEASE: 10-321

NASA alvos do lançamento do Shuttle Discovery, para não antes de 03 de fevereiro

WASHINGTON - A Nasa têm como alvo o lançamento do ônibus espacial Discovery para não antes de 03 de fevereiro às 1:34 am EST. gestores Shuttle determinada mais testes e análise são necessários antes de proceder com o lançamento da missão STS-133 à Estação Espacial Internacional.

O Conselho de Controle de Requisitos do Programa reuniu quinta-feira e revistas na avaliações de engenharia civil relacionados com rachaduras em duas de 21 metros de comprimento, suportes de alumínio em forma de U, chamado de longarinas , no tanque externo do ônibus. NASA reparado as fendas e reaplicado de espuma para o exterior das longarinas.

A Direção decidiu que a análise e testes necessários para lançar Discovery com segurança não estão completas. Eles estão planejando realizar um teste instrumentado no tanque externo de combustível e avaliações sobre a estrutura dos artigos longarina faram novos teste para determinar se a análise está correta. Detalhes e prazos para o teste de tancagem estão no trabalho, mas há planos para medições de temperatura e medir a tensão na região Intertank perto do topo do tanque durante o teste.

O teste também vai verificar a integridade dos reparos feitos anteriormente, quando duas seções de longarina rachada e espuma foram substituídos. Uma equipe de engenheiros e técnicos vão inspecionar o tanque de provas de qualquer quebra de espuma, uma vez que em um dia de lançamento. O teste também vai verificar a integridade dos reparos no cordão umbilical à terra Carrier Plate, que vazou uma quantidade de hidrogênio gasoso inseguro durante a tentativa de lançamento do Discovery 05 de novembro. A data da prova está sob avaliação, mas provavelmente irá ocorrer neste mês.

Engenheiros vão continuar a procurar a causa das fissuras que vazam combustível através da análise de dados e testes, incluindo a colocação de defeitos de fabricação em longarinas separadas para demonstrar a integridade estrutural em um esforço para duplicar o mesmo tipo de falha que ocorreu em novembro.

Nasa vai rever e analisar os dados dos testes antes de definir uma data de lançamento. Por causa do atraso de lançamento do Discovery, o lançamento da missão STS-134 do Endeavour programada para 01 de abril de 2011, poderá ser reprogramada.


Para a continuação da STS-133, atualizações, assim como a informação do grupo e da missão, visite:

http://www.nasa.gov/shuttle