"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Soyuz - espaçonave volta a Terra



Stephanie Schierholz
Sede, em Washington
202-358-1100
nasa.gov stephanie.schierholz @

Kelly Humphries
Johnson Space Center, Houston
281-483-5111
nasa.gov kelly.o.humphries @

Para: @ Rubens Lessa

25 de novembro de 2010 RELEASE: 10-312

Primeira Década de desembarque da Estação Espacial Soyuz Caps de Expedições

WASHINGTON - O comandante da Expedição 25 Doug Wheelock e coordenadores de vôo Shannon Walker e Fyodor Yurchikhin pousou com segurança de sua nave espacial Soyuz Cazaquistão quinta-feira, encerrando uma estada de cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional.

Yurchikhin cosmonauta russo, o comandante da Soyuz, estava nos controles da nave espacial, uma vez que desencaixado no 8:23 pm EST do módulo da estação RASSVET. O trio desembarcou em 23:46 (10:46 em 26 novembro hora local) a nordeste da cidade de Arkalyk.

Trabalhando em temperaturas frias, as equipes de resgate russas estavam na mão para ajudar a equipe sair do veículo Soyuz e re-ajustar à gravidade. Yurchikhin retornará ao Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, em Star City, nos arredores de Moscou, enquanto Walker e Wheelock seguirá direto para casa para Houston.

O trio lançou a bordo da Soyuz TMA-19 naves espaciais a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 15 de junho. Como membros da Expedição 24 e 25 tripulantes, que passou 163 dias no espaço, 161 deles a bordo da estação, e comemorou o 10 º aniversário da contínua vida humana, trabalho e pesquisa por grupos internacionais a bordo da estação em 02 de novembro.

Durante sua missão, a Expedição 24 e 25 membros da tripulação trabalhou em mais de 120 experimentos de microgravidade na pesquisa humana, biologia e biotecnologia, ciências físicas e materiais, desenvolvimento de tecnologia e ciências da terra e do espaço.

Os astronautas também responderam a um desligamento de emergência da metade do sistema da estação de resfriamento externo e apoiou três caminhadas espaciais não planejada pelo Wheelock e Expedição 24 engenheiro de vôo Tracy Caldwell Dyson para substituir o módulo da bomba com defeito que causou o desligamento. Seus esforços restaurado sistema da estação de resfriamento crítico para pleno funcionamento.

Yurchikhin registrou total de 371 dias no espaço, Wheelock 178 e Walker 163 dias.

A estação é ocupada atualmente pela Expedition 26, comandante Scott Kelly e coordenadores de vôo e Alexander Kaleri Skripochka Oleg da Agência Espacial Federal Russa.

Um novo trio da Expedição 26 engenheiros de vôo, o astronauta da NASA Catherine Coleman, o cosmonauta russo Dmitry Kondratyev e Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia, vai lançar a partir do Cosmódromo de Baikonur em 15 de dezembro. Eles irão acoplar à estação e se juntar a sua tripulação em 17 de dezembro.

Para enviar saudações de férias à tripulação e obter mais informações sobre a estação espacial, visite:

http://www.nasa.gov/station

Wheelock e Kelly ambas as atualizações post sobre as suas missões para as suas páginas no Twitter:

http://www.twitter.com/Astro_Wheels

http://www.twitter.com/StationCDRKelly