Bing: o novo serviço de busca online da Microsoft
Ferramenta de resultados vai além da busca tradicional e ajuda os usuários a lidarem com o excesso de informações.
Depois de muito atraso, a Microsoft lança a versão beta de seu buscador, chamado Bing. A empresa afirma que se trata de um mecanismo de decisões, muito mais que um buscador, por utilizar uma maneira considerada mais inteligente de pesquisa.
No Brasil, a ferramenta é mais limitada, permitindo que o internauta procure por sites, imagens e notícias do país. Já na versão americana, disponibiliza recursos como o Bing Travel e o Bing CashBack, relacionados a passagens aéreas e assuntos financeiros, respectivamente.
Em sua página inicial, o Bing traz uma imagem de fundo que varia diariamente. Mesmo não tendo o que se considera uma página “limpa”, o ambiente também é agradável.
Alguns acreditam que o novo buscador da Microsoft é a primeira ferramenta que pode se aproximar do que é hoje o Google. A busca por imagens, por exemplo, se mostrou eficiente, e ainda permite que o internauta selecione algumas opções de filtro, como tamanho, layout (horizontal ou vertical), se são coloridas, se são fotos ou ilustrações. No caso das fotos, pode-se escolher inclusive se existem pessoas na foto e que partes do corpo são exibidas.
É possível realizar uma pesquisa avançada, optando por listar os resultados por termo informado, país ou região, sites ou domínios e por idioma. O usuário pode se logar no ambiente através do Windows Live ID, e com isto, obter alertas de notícias e ter acesso ao centro de webmaster e desenvolvedores da ferramenta.
O Bing estará em completo funcionamento nos próximos dias, no Canadá e Estados Unidos. Trará recursos como o “Explore Pane”, painel que permite agrupar e organizar os resultados obtidos após a busca e o “Best Match” que apresenta o melhor resultado obtido por um critério próprio da ferramenta, apesar de também considerar a relevância na exibição dos resultados.
Em relação à estratégia de mercado, a Microsoft aposta que os usuários de seu browser, o Internet Explorer, podem levar uma fatia do mercado de buscadores. Isto porque na ferramenta de acesso a Internet, estará disponível uma caixa de pesquisa direta para o internauta, que se gostar da facilidade e do resultado, pode continuar utilizando o Bing.
Para saber o que os internautas estão achando do Bing, na página de busca fica sempre disponível um link “comentários”, em português, onde é permitido o envio de críticas ou sugestões, funcionando como um canal de comunicação direto com a Microsoft.
-