Ocorreu um erro neste gadget
"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

O que é Software Livre

"O que é Software Livre? O que é Copyleft?"

Software Livre

"Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço.


Software livre, definição criada pela" Free Software Foundation" é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário atender a alguma restrição imposta pelo fornecedor.


A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de se repassar os códigos-fonte bem como, quando possível, os arquivos binários gerados da compilação desses códigos, seja em sua versão original ou modificada. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuido.


Para que seja possível estudar ou modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter acesso ao código-fonte. Por isso a disponibilidade desses arquivos é pré-requisito para a liberdade do software. Cada licença determina como será feito o fornecimento do fonte para distribuições típicas, como é o caso de distribuições em mídia portátil somente com os códigos binários já finalizados (sem o fonte). No caso da licença GPL, a fonte deve ser disponibilizada em local de onde possa ser acessado, ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (exceto transporte e mídia).


Para que essas liberdades sejam reais, elas devem ser irrevogáveis. Caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, o software não é livre.


Tais liberdades não fazem referência aos custos envolvidos. É possível que um software-livre não seja gratuito. Quando gratuito, empresas podem explorá-lo comercialmente através do serviço envolvido (principalmente suporte).


A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL, a mais conhecida.


" Copyleft"

O modo mais simples de tornar um programa livre é coloca-lo em domínio público, sem copyright.

O objetivo é dar a todos os usuários a liberdade de redistribuir e modificar o software.

O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa.

Para tornar um programa copyleft, primeiro registra-se o copyright; então adiciona-se os termos de distribuição, que são um instrumento legal que garante a qualquer pessoa os direitos de usar, modificar, e redistribuir o programa ou qualquer programa derivado dele se e somente se os termos de distribuição não forem modificados. Desta forma, o programa e as liberdades se tornam legalmente inseparáveis.

A Licensa de Documentação Livre do GNU é uma forma de copyleft criada pra uso em um manual, livro-texto ou outro documento para garantir a todos a liberdade efetiva de copiar e redistribui-lo, com ou sem modificações, seja comercialmente ou não-comercialmente.

Se você gostaria de tornar o seu programa copyleft utilizando a GNU GPL, veja as instruções ao do texto da GPL.

Utilizar os mesmos termos de distribuição para vários programas diferentes torna fácil copiar o código entre vários programas diferentes. Desde que eles todos tenham os mesmos termos de distribuição, não há necessidade de verificar se os termos são compatíveis. A GPL Menor inclui uma cláusula que permite que você altere os termos de distribuição para os termos da GPL original, de modo que você possa copiar código para outro programa coberto pela GPL.




A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.

Redação e Transcrição resumida de testo: http://rubens-lessa.blogspot.com/ ( Rubens Lessa Explica)

Locais de Pesquisa:
Copyright - Free Software Foundation, Inc., 51 Franklin St, Fifth Floor, Boston, MA 021

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Diretoria de Tecnologias EducacionaisRua Salvador de Ferrante, 1651- Carmo - CEP 81.670-390, Curitiba-PR
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre