"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Ciências da Terra, Centro de Exploração da Nasa


Ruth dAsso Marlaire
Ames Research Center, campo de Moffett, Califórnia
650.604.4709
nasa.gov ruth.marlaire @
Para: Rubens Lessa

19 de abril de 2010

RELEASE: 10 33AR

NASA anuncia um novo enfoque à análise de dados Ciências da Terra Moffett Field, Califórnia - A forma como analisamos o planeta Terra nunca mais será a mesma, graças a uma nova iniciativa que integra os supercomputadores da NASA, com observações de satélite e modelos sofisticados global do sistema da Terra em um ambiente colaborativo on-line. Como parte de sua celebração da Semana da Terra, a NASA lançou o NASA Earth Exchange (NEX) em uma "Terra Verde" fórum público realizado no Centro de Exploração da Nasa, em Moffett Field, Califórnia

Ao fazer NEX disponíveis, a NASA espera permitir aos cientistas realizar pesquisas em colaboração e abordar os impactos das mudanças climáticas e os padrões de uso da terra nos ecossistemas. NEX ligará recursos de supercomputação da NASA com conjuntos de dados maciços terra do sistema, e fornecer um conjunto de ferramentas para análise e visualização.

"Atualmente, ele pode exigir meses para os cientistas a recolher e analisar conjuntos de dados em escala global, devido às limitações de computação, requisitos de armazenamento de dados e as limitações de largura de banda da rede", disse Ramakrishna Nemani, cientista de pesquisa sênior da NASA Ames Research Center, em Moffett Field, Califórnia . "Ao trazer recursos supercomputador da NASA para conter o problema, podemos reduzir esse tempo para horas, acelerar a pesquisa sobre temas que vão desde as taxas globais de mudança da floresta aos efeitos da mudança climática sobre a fiabilidade dos nossos recursos hídricos".

Por exemplo, os cientistas da NASA criaram alta resolução global "instantâneos" da vegetação da Terra a partir de dados Landsat, nos últimos 30 anos. Estes instantâneos contem informações quantitativas que está detalhado o suficiente para caracterizar os processos em escala humana, tais como o crescimento urbano, irrigação agrícola e desmatamento. Através da comparação da cobertura vegetal e biomassa a partir de estimativas diferentes períodos de tempo, os cientistas podem melhorar a nossa compreensão sobre onde e como a Terra está mudando. Usando NEX, os cientistas estão agora a possibilidade de criar instantâneos dos padrões de vegetação global com mais de meio trilhão de pixels em menos de dez horas.

NEX utiliza uma nova abordagem para a colaboração entre cientistas e equipes de trabalho para o modelo de ciência do sistema Terra e analisar grandes conjuntos de dados de observação da Terra. Usando tecnologias de colaboração on-line, NEX reunirá grupos geograficamente dispersos multi-disciplinar de cientistas focados na pesquisa de mudanças globais. Os cientistas serão capazes de construir ambientes de projeto personalizado contendo os conjuntos de dados e componentes de software necessários para resolver problemas complexos da ciência da Terra. Esses ambientes de projeto, construído com tecnologia de virtualização, será altamente portátil e reutilizável e capturar automaticamente todo o processo de análise, incluindo os dados e as etapas de processamento necessária para replicar os resultados de uma forma aberta e transparente. Por exemplo, os resultados do tratamento dos dados Landsat global estaria disponível para cientistas com as competências adicionais necessárias para analisar as taxas de urbanização, desmatamento, biodiversidade ou os impactos. As equipes da ciência teria acesso, não só os dados, mas também cada etapa de processamento usado para criar o mosaico global.

O NEX usa o maior da NASA supercomputador mais poderoso, Pleiades, um 56832 processador Silicon Graphics International Altix sistema ICE, o sistema das Plêiades "de armazenamento, com uma capacidade de petabytes de cerca de 1,4, eo sistema hyperwall-2 de visualização, com 128 telas, que medem 23 pés por 10 pés está localizado no Advanced Supercomputing NASA (NAS) instalação de Ames Research Center da NASA, em Moffett Field, Califórnia

"Pleiades fornece agora uma capacidade enorme para que os cientistas fazer novas descobertas e ganhar a introspecção em sistema da Terra", disse William Thigpen, fim de computação de alta capacidade de gerente de projeto do deputado no NAS.

"Arranjo estas telhas Landsat juntos era como o trabalho de um gigante e complicado quebra-cabeça - não era uma questão trivial", disse Tim Sandstrom, visualizações de uma ciência especializada na instalação de NAS. "É necessário algoritmos de costume, uma extensa quantidade de memória e um grande número de processadores, conferida pela supercomputadores da NASA."

Terra da Nasa, Divisão de Ciência da Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA, Washington, DC, patrocinado pela NASA Climate Exchange Earth para complementar os esforços da agência para captar as observações da Terra do espaço global.

O ambiente de supercomputação instalação NAS opera sob a agência High End Computing Capability (HECC) Project, que planeja para o e fornece sistemas de computação de alta qualidade e serviços de apoio à missão da NASA necessidades no domínio da aeronáutica, exploração, ciência e operações espaciais.

Para obter mais informações sobre a Terra NASA Exchange, visite:

http://nex.arc.nasa.gov

Para obter informações sobre a instalação de Supercomputação Avançada da NASA, visite:

http://www.nas.nasa.gov/