"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Tragédia em Santa Catarina
Entenda o que causou a as enchentes no estado

As enchentes da semana passada foram a maior calamidade já ocorrida em Santa Catarina. Em que pese o que possa ter havido de desídia ou incompetência por parte das autoridades na prevenção da tragédia, ela foi, sobretudo, resultado de uma combinação catastrófica de dois fatores - um meteorológico e outro geográfico.

O primeiro começou a tomar forma no dia 19 de novembro, quando um anticiclone estacionou em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Anticiclones são sistemas de alta pressão que, no hemisfério Sul, originam ventos em sentido anti-horário. Eles são comuns no litoral catarinense e gaúcho, de onde sopram ventos do Oceano Atlântico em direção ao continente. Isolados, não têm a força de causar grandes estragos e sua duração numa mesma região não costuma ultrapassar três dias.

Só que, desta vez, por conta de um bloqueio atmosférico, isso não ocorreu. Até sexta-feira, o anticiclone permanecia no mesmo lugar - levando ventos e também chuva para a costa de Santa Catarina. Ainda que extraordinária, a longa permanência do anticiclone não teria causado a tragédia não fosse o fato de um segundo fenômeno - o vórtice ciclônico - ter ocorrido simultaneamente a ele. Ao contrário do anticiclone, o vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão que atrai ventos e gira no sentido horário. Como indica o nome, ele funciona como um redemoinho nos altos estratos da atmosfera, e também não é um fenômeno estranho à região.

O problema surgiu da combinação com o anticiclone: o vórtice ciclônico suga os ventos imediatamente abaixo dele, levando-os para cima, resfriando-os e, de novo, provocando chuvas. Foi assim, por meio da ação extraordinariamente simultânea de dois fenômenos ordinários, que os índices pluviométricos na região atingiram patamares de dilúvio.

O perfil geográfico era o detalhe que faltava para desenhar a tragédia. A camada superficial que recobre o solo do Vale do Itajaí, a região mais afetada pelas chuvas, é de composição argilosa - o que faz com que se desloque mais facilmente. Encharcada pela chuva forte e constante, essa camada ficou mais pesada. Some-se a isso a extrema declividade das encostas, os desmatamentos, as ocupações desordenadas e o resultado são deslizamentos destruidores, principal causador das mortes no litoral catarinense e no Vale do Itajaí.

O risco passou despercebido das autoridades. Já sob chuva grossa, pouco antes da morte da menina Luana, a defesa civil garantiu à população de Blumenau que não havia perigo. No final da tarde daquele sábado, porém, o nível dos córregos que cortam a cidade começou a subir rapidamente. O rio Itajaí-Açu rompeu as barragens e, em poucas horas, elevou-se a 12 metros acima de seu nível normal. As chuvas provocaram deslizamentos e desmoronamentos. Como 40% da população local reside em encostas, todas as classes sociais foram afetadas.

Leia a reportagem completa em VEJA desta semana
"I T E R" Reator Termonuclear Experimental Internacional.

Sua construção teve início em 2007, em Cadarache, sul da França, sete paises se uniram para desenvolver este projeto, (União Europeia, Rússia, Japão, China, Índia, República da Coréia e Estados Unidos) que visa demonstrar, o potêncial da fusão nuclear como fonte de energia, com grande número de vantagens, nomeadamente a abundância e disponibilidade dos combustíveis de base, e a ausência de emissões de gases que causem efeito de estufa.

Vão ser gastos, $ 12 bilhões nos próximos 10 anos para construir a máquina de fusão nuclear chamado, " ITER" Começando a operar em 2014, a máquina irá operar no modo de pesquisa durante 20 anos, seu objetivo é o de reproduzir as mesmas condições da fusão nuclear com o poder do sol, claro, em menor escala.

Rubens Lessa diz, todos sabemos dos perigos envolvido neste projeto, mas o homen sempre caminhará, em busca de conhecimento e domínio tecnologico, sempre foi e sempre será assim, caso contrario não estariamos ao nível de desenvolivimento atual, sempre haverá pessoas contrarias, por diversos motivos, e as que aceitam correr risco na esperança de vencer os obstaculos no caminho da evolução da humanidade.

A eminência de um aquecimento global, de efeito devastador, faz com que se busque fontes de energia limpa para geração de eletricidade, para um planeta com mais de seis bilhões de habitantes, hoje, grande parte, produzindo e consumindo energia de fontes poluentes ao meio ambiente.

A ciência e engenharia tem consciência dos problemas que devem ser resolvidos, são assustadores. Hoje, a fissão nuclear dividem átomos para liberar energia.

Na fusão nuclear o princípio é totalmente diferente, a ideia de fusão está em aquecer deutério e trítio (ambos são átomos de hidrogênio com nêutrons extra), tornando-os tão quente que os seus elétrons são arrancada e seus núcleos fundidos juntos, formando um átomo de hélio, liberando nêutrons e a energia neles contidos.

O calor no meio de uma reação da fusão, é enorme - 100 a 300 milhões de graus centígrados. Nada pode sobreviver a este calor. Nestas temperaturas, tudo se transforma em um estado semelhante ao estado de gás chamado, " plasma"., para se fundir, os átomos de hidrogênio deve ser bombardeados no interior de um recipiente magnético e este estar dentro de uma câmara de vácuo, para se ter total controle sobre o "plasma".

Para absorver os nêutrons a partir da reação da fusão nuclear, a câmara principal do reator de fusão, precisa ser cercada por uma manta de lítio com três metros de espessura. o lítio, queima espontâneamente se entrar em contato com o ar ou a água. Enormes imãs são usados, o fluxo de nêutron deve ser quase nula e que a temperatura deve ser próxima de zero absoluto (459 graus abaixo de zero, Fahrenheit).

A Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) levantou uma série de preocupações sobre a fusão nuclear. Operação do reator de fusão iria apresentar vários perigos graves. O risco de acidente para o sistema magnético seria considerável, uma vez que o total de energia armazenada no campo magnético seria, sobre a energia média de um relâmpago "(200 mil milhões de joules2, o equivalente a cerca de 47 mil toneladas de TNT).

Um maior risco seria o incêndio do lítio, que poderia conseguir a libertação de energia de até 14.000 toneladas de TNT (60 trilhões de joules). "Mas o maior perigo de um reator de fusão, seria, sem dúvida, a liberação de trítio, os voláteis radioativos e combustível, para o meio ambiente.

Trítio radioativo é hidrogênio, um átomo minúsculo que é muito difícil de conter, sendo trítio hidrogênio, pode ser incorporado na água, fazendo com que a água se torne fracamente radioativa. Dado que a maioria dos seres vivos, incluindo os seres humanos, são principalmente água, água radioactiva representa um grande perigo.

O trítio tem uma meia-vida de 12,3 anos, o que significa que continua a ser radioativo por cerca de 120 anos .

É interessante especular por que a fusão possa parecer tão atraente. Por um lado, a sua grande complexidade e da despesa significa que só os países ricos poderiam pagá-las. Cada máquina altamente centralizado, criaria uma enorme fonte de energia, controlado por um número reduzido de pessoas.

As equipes técnicas necessárias ao desenvolvimento da fusão poderia ser chamada, se for necessário, para dar uma mão para projetos militares, talvez Criar potentes armas a laser e estas virem a ser colocadas no espaço.

"Ver fotos do projeto neste mesmo blog"


A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.

http://rubens-lessa.blogspot.com
Dados e informações:
http://www.iter.org/
wikipedia.org/wiki/Software_livre.

Fotos "I T E R" Reator Termonuclear Experimental Internacional.























































































"O pensamento"

O pensamento não se origina no próprio homem, mas de fora dele, distinta da área corporal, um fenômeno extraordinário e nunca explicado pela ciência.


A resposta a este fenômeno, é que se o pensamento está fora de nós, e se o pensamento chega a nós de alguma forma, é natural que este pensamento se divida entre duas instâncias, interior e exterior.


Socrates, dizia que o conhecimento já existe, basta estarmos preparados e atentos para percebe-lo.


O exemplo disso é quando dizemos, tive uma idéia, isto é receber o conhecimento em forma de pensamento, uma forma obstrata de informação processada na consciência, percebemos e usamos isto no dia a dia nas coisa mais simples sem nos darmos conta deste fenômeno que é o pensamento.


Outro fenômeno da natureza nunca explicado pela ciência.
É, Como funciona o instinto nos animais.Os animais silvestres têm uma vantagem sobre os homens, como normalmente vivem e se alimentam sempre da mesma maneira e são praticamente idênticos. Como o conhecimento já existe, como dizia Sócrates, e está em área distinta da corporal, como dizia Descartes, os animais silvestres têm o poder de após nascer, ter o conhecimento distribuído entre eles, de forma homogênea e que o usam irracionalmente.


O Cientista Português António R. Damásio, chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa, Estados Unidos, contestou estas idéias através do livro best-seller nos EUA "O Erro de Descartes", publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras.


Mas resume a obra dizendo que o grande erro de Descartes foi exatamente a separação mente e corpo, e que isto atrasou toda a ciência na área de Neuroanatomia, Neurobilogia e Neuroquímica.


Conclui ainda que acha péssimo tirar o espírito de seu pedestal em lugar não localizável. Mas finaliza sua teoria sabiamente, dizendo que, ninguém sabe ainda a origem das idéias.


Os cientistas tentaram desvendar o mistério do pensamento através da análise do cérebro de um grande gênio da humanidade, Albert Einstein.Após seu falecimento o cérebro do grande mestre da Física foi analisado e a única diferença entre a maioria dos cérebros comuns é que Einsten tinha uma área vazia, não explicada, maior que dos outros.



A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.


Fonte:
http://rubens-lessa.blogspot.com
respostasaoimpossivel.globolog.com.br
wikipedia.org/wiki/Software_livre.
"A Humanidade"


4 de novembro de 2008. DC, começa hoje um novo capítulo na história da história da humanidade, fato que se tornará um marco desta história, foi eleito pela primeira vez, um negro para presidente dos"Estados Unidos da América do Norte", um pais considerado racista até então, brancos, negros e asiáticos dentre outros se unem e democraticamente elege "Barack Obama", presidente do pais, pondo fim assim, ao preconceito racial , não só nos Estados Unidos da América do Norte, mais em todo o planeta , terminando com o conceito que determinava a superioridade de uma raça sobre a outra pela cor da sua pele,


Definitivamente se reconhece a igualdade intelectual entre os seres humanos, todos temos capacidade igual de desenvolvimento, ficando as diferenças pelas oportunidades e condições sociais.


A eleição de "Barack Obama", traz ao mundo a esperança de e uma nova ordem mundial, com a união dos paises que querem viver com democracia, justiça e liberdade.


O exemplo do Estados Unidos, maior potência, financeira e bélica do planeta, será seguido pela maioria dos paises, em cujas raizes culturais ainda conservam o ranço do racismo.


É hora, e oportunidade de se pensar em uma grande união econômica, se possível fosse de todos os paises, mais em quanto não, pelo menos a maioria dos paises , a exemplo da comunidade européia, quebrando se as barreiras comerciais, e trazendo justiça social para todos.


A utopia de todos os amantes da paz, seria uma federação de todos os paises, com um só governo para todo o planeta, todos unidos, uma só raça, a raça humana, a humanidade.




Texto e Redação
por Rubens Lessa
.http://rubens-lessa.blogspot.com
" Micrisoft apresenta novo Windows"

Versão alfa do Windows 7, vaza na web após a Microsoft liberar uma versão de testes para desenvolvedores.

Cópias do Windows 7, já podiam ser baixados em sites "BitTorrent", o "Pirate Bay", oferecia uma versão de 32-bit do" Windows 7", já em 29 de outubro, apenas um dia após a Microsoft revelar o sistema operacional na Professional Developers Conference. Uma edição de 64-bit foi divulgada no dia seguinte.


Com várias opções para download, o processo se tornou rápido no último domingo (02/11). Em uma opção no "Pirate Bay", havia mais de 1.400 seeders ( termo que define o número de PCs que têm uma cópia do torrent ), e aproximadamente 5.000 leechers ( total de computadores que baixaram uma parte do arquivo).


Segundo comentários no site, o torrent de 32-bit instala uma cópia do "Windows 7 Ultimate". O tráfego para a versão de 64-bit estava um pouco mais leve. Também no "Pirate Bay", o torrent mais antigo tinha 260 seeders e 900 leechers.


Em todos os sites BitTorrent, incluindo o Mininova e Seedpeer, oferecem a versão de 32-bit do Windows 7 com 2,72 GB e a edição de 64-bit com 3,36 GB.


Os primeiros detalhes do Windows 7 foram divulgados na última terça-feira (28/10), quando o gerente de desenvolvimento da Microsoft, Steven Sinofsky, falaram do sistema em várias apresentações. Cópias pré-beta foram distribuídas neste mesmo dia. O beta público do Windows 7 deve ser divulgado no início de 2009.



Esta não é a primeira vez que um sistema da empresa vaza em sites de BitTorrent. No meio de 2007, versões do Windows Vista Service Pack 1 (SP1), distribuídas a 15 mil testers, acabaram na web em poucos dias. Este ano, o Windows XP SP3 foi distribuído pelo Pirate Bay antes de ser lançado oficialmente.


O blogueiro da Infoworld Randall Kennedy testou o beta do Windows 7 e dá o seu parecer sobre o novo sistema operacional da Microsoft.
O Windows 7, a próxima grande nova versão do sistema operacional, aquele que supostamente vai ser responsável por corrigir tudo o que estava errado com o Vista.

Baseado nas palestras de apresentação e nos testes no "alfa do Windows 7",, o novo sistema operacional é: praticamente igual ao do " Vista SP1" no mesmo hardware.
O argumento, é que “ainda é alfa” e vai ser melhorado até o lançamento final.

Não existe nada de novo para resolver os problemas das empresas que estão adiando a instalação do Vista. Esperando algumas ferramentas de integração e compatibilidade, mas só se ve uma aparência mais bonita.

A Microsoft novamente mexeu na interface, modificações no " Painel de Controle ". Se precisar adicionar uma impressora, clique no ícone "Aparelhos e Impressoras", "Sistema e Manutenção" agora “System and Security”.


Mais bonito, para convencer aos usuários e tirar o foco de que a Microsoft não consegue mais dar novas ferramentas ao Windows , e não consegue corrigir os problemas a nivel Kernel ( sistema básico de gráficos), segurança e os bugs (erros) intermináveis.


Rubens Lessa, diz, até o momento, ainda o melhor sistema operacional é o "Windows XP SP2" , seguido do " VISTA SP1", com certeza os com melhor desempenho se bem configurado e sem programas inúteis, que podem provocar travamentos.


Rubens Lessa, diz, que 50% dos travamentos de bios, HD e falha de boot do sistema operacional do Windows é falha do usuário, que não usa o PC adequadamente, seja para ligar, ou desligar o PC e principalmente instalação de software incompativeis ou com dualidade, falta de manutenção e atualizações de software através do "Windows Update", a Microsoft mantem um programa de atualizações a disposição do cliente, depois da validação como programa original da Microsoft.



Tradução e Redação
por Rubens Lessa.
Copyright 2008 Now!Digital Business Ltda.
Computerworld USA