"Até o momento, nenhum escritor nos confirmou que autorizou o Google a escanear seus livros".
O Governo Chinês acusa o Google de ter digitalizado sem permissão e colocado em sua bibliotéca digital, Google Books, as obras de numerosos escritores chineses, informa o jornal "China Daily". "A infração cometida pelo Google é muito grave", afirma Zhang Hongbo, diretor geral da Sociedade Chinesa de Direitos do Autor (CWWCS).
Por outro lado, o jornal aponta que "o Governo chinês e a Administração Nacional de Direitos do Autor solicitará ao Governo dos EUA que tome providências em relação ao assunto, levando em conta a grande influência do Google no mundo cibernético".
O buscador pretende criar uma gigantesca biblioteca virtual, um serviço que oferecerá na Internet livros completos, um projeto que tem encontrado muitos opositores ao redor do mundo.
Segundo uma estimativa aproximada da CWWCS, a empresa já tem escaneado e incluido em sua biblioteca digital cerca de 18.000 libros de 570 autores chineses sem informar ou pagar a maioria dos escritores.
"Até o momento, nenhum escritor nos confirmou que autorizou o Google a escanear seus livros", disse Zhang, quién agrega que "EUA frequentemente criticam a China por sua ineficácia na hora de proteger os direitos de autor, mas o que a empresa americana está fazendo?".
-