"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Apollo 11, 40 anos do lançamento

Imagem NASA

16 de julho de 1969. O foguete Saturno V com a nave Apollo 11 acoplada decola de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, sob os olhares atentos de milhares de pessoas que acompanhavam de perto a contagem regressiva para a largada da primeira missão espacial a levar humanos à Lua.

Dentro da nave, composta pelo módulo de comando Columbia e pelo módulo lunar Eagle, estavam os astronautas ,Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, comandante da missão com duração de oito dias e o primeiro a colocar os pés da Lua.

Após a separação dos módulos da Apollo, enquanto Collins aguardava no Columbia, Armstrong e Aldrin começaram sua descida ao Mar da Tranqüilidade – uma grande área plana, formada de lava basáltica solidificada - a bordo do Eagle.

Autor da célebre frase “é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, Armstrong pôde olhar nosso planeta de um ponto que ninguém havia visto antes. O mesmo foi feito por Aldrin 15 minutos depois.

Durante as 2h40 em que ficaram sobre a superfície lunar, os astronautas hastearam a bandeira americana, instalaram instrumentos científicos, deram pulos como cangurus para experientar a baixa gravidade lunar, tiraram cerca de 100 fotos, coletaram amostras no solo e falaram ao vivo com o Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

Tudo isso foi acompanhado pelos olhares atônitos de quase 1 bilhão de pessoas maravilhadas com o feito histórico. A missão cumpria assim a promessa do presidente John Kennedy que, em discurso ao povo norte-americano, em 1691, estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos realizasse a conquista.

Corrida espacial
A missão do Apollo 11 representou muito mais do que um avanço tecnológico. Em época de Guerra Fria, o mundo estava dividido em dois extremos: os comunistas sovitéticos contra os capitalistas americanos.

Na disputa pelas conquistas espaciais, os soviéticos saíram na frente e, em 1957 lançaram o satélite espacial Sputnik. No final do mesmo ano, foi a vez de mandar cachorrinha Laika para e espaço. Os russos conseguiram ainda outra feito, levando pela primeira vez um homem ao espaço. Em abril de 1961, o russo Yuri Gagarin foi o primeiro a ver a superfície do nosso planeta. “A Terra é azul, mas não há Deus”, disse.

Foi então que os Estados Unidos viram na missão Apollo 11 a chance de virar o jogo – o que de fato aconteceu. Apesar do sucesso da viagem, sabendo dos riscos que ela representava, o presidente Nixon gravou com antecedência uma mensagem de pêsames aos familiares dos astronautas caso algo desse errado.

Aniversário de missão que levou os primeiros astronautas à Lua pode ser acompanhado pela internet.

Uma série de eventos marca, nesta quinta-feira, o 40º aniversário da missão espacial Apollo 11, lançada em 16 de julho de 1969 e que, em quatro dias, levou os primeiros astronautas à Lua.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, disponibiliza em seu site vídeos, fotos e material de áudio sobre a missão Apollo 11.

(Fonte/NASA/band)