Telescópio espacial Hubble orbitando a Terra
Nasa lança ônibus espacial Atlantis para missão no telescópio Hubble
CABO CANAVERAL, Florida, 11 Mai 2009 (AFP) - O ônibus espacial Atlantis decolou nesta segunda-feira da base da Nasa na Flórida com uma tripulação de sete astronautas, cuja missão será trabalhar no telescópio espacial Hubble.
A missão, considerada de alto risco pela agência espacial americana, será a última manutenção do Hubble antes de sua desativação definitiva.
Os astronautas devem retornar à Terra dentro de 11 dias.
Esta é a quinta e última visita de manutenção, reparo e modernização do primeiro telescópio espacial, colocado em órbita em 1990.
"Se conseguirmos, o Hubble será mais potente e mais forte do que nunca e funcionará pelo menos até 2014", explicou à imprensa Ed Weiler, diretor de missões científicas da Nasa.
O Hubble estará plenamente operacional até a chegada, em 2013, de seu sucessor, o James Webb Space Telescope, capaz de remontar até o "Big Bang" que marcou o nascimento do universo há 13,7 bilhões de anos.
O Atlantis foi lançado às 14H01 (18H01 GMT) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Flórida. Dois minutos depois, os dois foguetes de apoio, que dão 80% do impulso no início do lançamento, se separaram conforme o previsto, caindo no oceano Atlântico, onde serão recuperados e reutilizados.
A Nasa explicou que a missão Hubble é mais arriscada do que um vôo para a ISS devido ao perigo de um meteorito se chocar contra a aeronave.
Oito minutos e meio depois, o ônibus espacial alcançou a órbita terrestre.
O telescópio espacial Hubble está a 563 km de altitude, quase o dobro da distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS), que está a 350 km e tem sido o destino mais frequente das missões espaciais nos últimos anos.
O Atlantis deve alcançar seu objetivo na quarta-feira, e deve iniciar as manobras de aproximação e captura do telescópio, de 12,5 toneladas, às 11H41 GMT. O Hubble deve ser capturado às 16H54 GMT, quando será colocado no depósito do ônibus espacial, onde os trabalhos serão realizados.
Fonte:
AFP e MSN
-