Ocorreu um erro neste gadget
"CLIQUE NA TELA" > 2 vezes para tela cheia <> Neste Canal você assiste programação ao "VIVO da NASA"

Reading matters posted by > Rubens Lessa Explains


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

Homem na Lua: 40 anos


Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar


Leia aqui o artigo completo




Como funciona
a Nasa

Como funciona o
ônibus espacial


Como funciona a Lua

Durante milhares de anos as pessoas olharam para a Lua, imaginando o que haveria por lá. Em 1969, um astronauta pisou nela. O que há de especial na Lua? Do que ela é feita, e por que ela se mostra de maneira diferente conforme mudam suas fases?



Como funcionarão
os robonautas

Como funcionava
a Apollo



STS-132 Shuttle Mission Imagery

Telescópio espacial Hubble

Telescópio espacial Hubble orbitando a Terra

Nasa lança ônibus espacial Atlantis para missão no telescópio Hubble


CABO CANAVERAL, Florida, 11 Mai 2009 (AFP) - O ônibus espacial Atlantis decolou nesta segunda-feira da base da Nasa na Flórida com uma tripulação de sete astronautas, cuja missão será trabalhar no telescópio espacial Hubble.
A missão, considerada de alto risco pela agência espacial americana, será a última manutenção do Hubble antes de sua desativação definitiva.


Os astronautas devem retornar à Terra dentro de 11 dias.

Esta é a quinta e última visita de manutenção, reparo e modernização do primeiro telescópio espacial, colocado em órbita em 1990.

"Se conseguirmos, o Hubble será mais potente e mais forte do que nunca e funcionará pelo menos até 2014", explicou à imprensa Ed Weiler, diretor de missões científicas da Nasa.

O Hubble estará plenamente operacional até a chegada, em 2013, de seu sucessor, o James Webb Space Telescope, capaz de remontar até o "Big Bang" que marcou o nascimento do universo há 13,7 bilhões de anos.

O Atlantis foi lançado às 14H01 (18H01 GMT) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Flórida. Dois minutos depois, os dois foguetes de apoio, que dão 80% do impulso no início do lançamento, se separaram conforme o previsto, caindo no oceano Atlântico, onde serão recuperados e reutilizados.

A Nasa explicou que a missão Hubble é mais arriscada do que um vôo para a ISS devido ao perigo de um meteorito se chocar contra a aeronave.

Oito minutos e meio depois, o ônibus espacial alcançou a órbita terrestre.

O telescópio espacial Hubble está a 563 km de altitude, quase o dobro da distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS), que está a 350 km e tem sido o destino mais frequente das missões espaciais nos últimos anos.

O Atlantis deve alcançar seu objetivo na quarta-feira, e deve iniciar as manobras de aproximação e captura do telescópio, de 12,5 toneladas, às 11H41 GMT. O Hubble deve ser capturado às 16H54 GMT, quando será colocado no depósito do ônibus espacial, onde os trabalhos serão realizados.

Fonte:
AFP e MSN